terça-feira, 20 de janeiro de 2009

20 de janeiro dia do Farmacêutico / January 20th day of the druggist

Palavra da Presidente - Dia do Farmacêutico
Dra. Mary Jane Limeira de Oliveira

Hoje é dia do Farmacêutico

Iniciamos nossa fala parabenizando esse profissional que possui uma das profissões mais antigas da humanidade. O farmacêutico sempre foi considerado “amigo” da família. Com o crescimento da profissão farmacêutica, este conceito mudou e o profissional passou a desempenhar mais funções no mercado de trabalho. Da pesquisa, a dispensação, na Indústria de medicamentos, de análises clínicas, na Farmácia hospitalar, na análise de alimentos, cosméticos, nas Agricultura, ética e ensino, pesquisa científica, vigilância sanitária, perícia, análise de DNA, toxicologia, e muitas outras áreas um farmacêutico pode atuar.

A farmácia cresceu, e os números comprovam esta afirmação, pois vivemos num país com mais de 50 mil estabelecimentos entre farmácias e drogarias, 135 mil farmacêuticos, 183 cursos de farmácia lançando anualmente no mercado cerca de 12.550 novos profissionais. Um dos segmentos de maior crescimento nos últimos anos foi a farmácia de manipulação, que hoje emprega 14.560 profissionais. O setor farmacêutico, em geral emprega no país 300 mil pessoas. Tudo isso confirma a importância desse profissional, que é o farmacêutico.

Diante de tudo isso, ainda busca e quer, o fortalecimento e valorização da classe, reconhecimento e geração de oportunidades de trabalho. E é nesse contexto que nos inserimos. O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF/MA) está buscando o caminho para o cumprimento das metas assumidas. Este caminho não é fácil. Exige esforço continuado, persistência e perseverança.

Embora tenha assumido um fardo pesado, buscamos incessantemente debelar a crise que atravessamos com trabalho, criatividade e responsabilidade. Tenho perspectivas para o saneamento das dificuldades e retomada de atividades. Todas as condições para isso já estão sendo buscadas.

Acreditamos que em menos de um ano, conseguiremos superar a crise através de um processo determinado de ajuste interno baseado na responsabilidade e transparência das ações. A reestruturação administrativa e fiscal é o maior desafio do CRF/MA neste momento.
Nosso desafio é construir de forma responsável as condições que nos permitirão crescer de forma planejada e coerente construir um caminho institucional e de valorização do farmacêutico no nosso Estado e no nosso país, por meio da discussão, encaminhamento de formulação e implementação de políticas públicas, valorização, capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços do farmacêutico e, principalmente, integrados na luta incessante para o nosso reconhecimento.

Este é o caminho para o futuro. Dois mil e seis entrará para a história como uma etapa difícil no início desse caminho, entretanto os anos vindouros certamente nos deixarão mais próximos do futuro que esperamos.

Quero agradecer a todos pelo apoio recebido e conclamamos aos colegas para compartilhar e fazer parte desta história.

Concluímos com as palavras de Monteiro Lobato: “O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir. Um serve á pátria, outro à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor e raça”.

Parabéns colegas farmacêuticos pelo nosso dia!!*Discurso do dia 20 de janeiro de 2006, dia do farmacêutico.


Retirado do :CRFMA - Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

E eu como Farmacêutica aproveito para parabenizar a todos os meus colega do mundo inteiro .

Eu ia oferecer um presentinho hoje mas infelizmente amãe de uma grande amiga faleceu .
Mas em breve teremos um presentinho para todos .

Beijinhos e obrigado pela fidlidade ao blog Cris Lee : )

Nenhum comentário: