sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Porquê não se pode distribuir freebies

Porquê não se pode distribuir freebiespor Bree Clarkson
Eu admito. sou culpada. Quando era novata no scrapbooking digital e convencia minhas irmãs a entrar no vício, eu compartilhava freebies. Isto é, até eu descobrir que era considerado pirataria. Você sabia que até freebies vêm com Termos de Uso? Eu sabia, mas nunca os lia! Então nem tinha idéia que o que eu fazia estava realmente infringindo as leis de direitos autorais.
As designers trabalham tanto nos seus freebies quanto nos kits que vendem. Só porque um kit é gratuito não quer dizer que a designer o fez em poucos minutos. As designers disponibilizam freebies por vários motivos: promoção, porque querem, ou por agradecimento aos seus clientes. E aqui estão alguns motivos porque compartilhar um desses freebies pode ser prejudicial às designers:
1. Na maioria das vezes, freebies são uma boa forma das designers atrairem clientes para olhar seus produtos nas lojas. Se as clientes gostam do que vêem, elas provavelmente vão voltar. Isso não só aumenta a chance de vendas, mas também permite que visitantes vejam o que a designer tem a oferecer, como galerias ou foruns onde elas podem se inspirar. Se o link do freebie é distribuido diretamente, as designers perdem tráfego nos seus sites e os benefícios que vêm junto com ele.
2. Muitas designers podem saber quantas vezes um freebie (ou kit pago) foi baixado do seu site. Isso as ajuda a saber o que é popular, o que as pessoas gostam ou não gostam, e as ajudam a fazer futuras decisões quanto ao seu design. Se as pessoas são direcionadas a sites onde o arquivo original não está, as informações e registros dessa designer não são corretos.
3. Eu já vi isso mutas vezes. downloads diários. Fazendo o download de peça por peça e no fim da semana você terá o kit completo. Então, qual é o problema de compartilhar as peças individualmente? Bem, as designers se reservam o direito de retirar seus freebies do site e fazer o que quiserem com eles. Com os downloads diários, eu já vi designers retirarem ele completamente do site ou colocá-los a venda em lojas. Continuar espalhando este freebie depois que eles foram retirados de circulação mina esse direito da designer. Pense nisso. Se você soubesse que pudesse ir ao grupo XYZ e pegar o kit que a designer agora está vendendo, você iria comprá-lo?
Provavelmente não. E é por isso que não deve ser compartilhado de forma alguma. A designer o ofereceu por um tempo limitado e ela tem o direito de manter isso dessa forma. Embora você pense que não tem problema compartilhar um freebie ou dois, pense no trabalho que foi feito por aquele freebie. É uma ferramenta de promoção, é um agradecimento a clientes, e é um presente.
O que você faria se alguém te pedisse um freebie que você baixou e usou? Direcionar essa pessoa ao site onde o pegou, claro! Não há nada de errado com isso. É fácil dizer “ei, olha só esse site, ele tem ótimos freebies”. Mas não é permitido achar um site pirata, se cadastrar e então fazer upload ilegal e compartilhá-lo com terceiros. Qualquer kit/elemento que você baixa deve ser baixado apenas através do site onde a designer o disponibiliza - se não, é pirata!
Na minha experiência, designers são as pessoas mais legais que existem. Não esqueça de mandar um email pra ela se você baixou um kit e agradecer. Depois, espalhe a notícia e direcione seus amigos para o site onde você encontrou o kit.
Colaboração e livre tradução por Ana Calabresi - ScrapBlog

Nenhum comentário: